Por onde começar a vender na internet?

Se você for capaz de compreender a nova dinâmica dos negócios, poderá explorar várias formas de ganhar dinheiro na internet

É nítido que o mundo vem passando por uma significativa transição. A própria natureza da comunicação e do cotidiano mudou radicalmente em apenas alguns anos. As regras dos negócios e do marketing mudaram, e essas mudanças foram responsáveis pela falência de muitas empresas. Mas também criaram vultosas oportunidades para milhares de outros negócios.

Hoje em dia, mais do que em qualquer outro momento da história, se tornou mais fácil, rápido e barato começar e administrar um negócio, porque o crescimento da internet mudou o mundo de maneira substancial: é um lugar totalmente diferente e nunca mais voltaremos aos velhos métodos de atuação. Se você for capaz de compreender essa nova dinâmica, pode explorar jeitos de ganhar dinheiro na internet por meio de:

  1. Produtos físicos
  2. Serviços
  3. Publicidade
  4. Produtos digitais

Por qual começar? Existem negócios lucrando alto em cada uma dessas formas. Logo, a realidade é esta: você pode ganhar dinheiro com todos. Pessoalmente, eu começaria com produtos digitais, mas antes de explicar o porquê, vou te apresentar as outras três opções.

1 - PRODUTOS FÍSICOS

Os e-commerces transformaram o internauta, que antes era apenas um visitante do site, em um consumidor. É possível vender ou revender produtos físicos por meio de plataformas como Mercado Livre ou Amazon, por exemplo. As opções de produtos são várias, desde eletrodomésticos, maquiagens, roupas, alimentos e bebidas... As possibilidades são quase infinitas.

2 - SERVIÇOS E CONSULTORIAS

Dependendo de suas metas, prestar serviços é uma outra opção para ganhar dinheiro na internet. Você pode cobrar de clientes ou organizações por sessões de consultorias individuais ou em grupo e ser pago pela hora desta sessão.

Dependendo de qual área você dominar o assunto, as consultorias podem ser entregues por meio de vídeo chamada semanal ou mensal ao seu grupo de clientes, orientando-os, em um primeiro momento, e, então, conduzindo-os a sessões de perguntas e respostas.

Outra opção é prestar serviços pontuais como freelancer: seja na construção de sites, transcrição de materiais, edição de vídeos ou como redator, na elaboração de conteúdos para a internet.

3 - PUBLICIDADE

É possível ganhar dinheiro com a monetização de vídeos na internet. O Youtube é uma das melhores plataformas para isso, porque possui um vultuoso número de anúncios que precisam ser distribuídos para seus usuários. Crie conteúdos dentro da plataforma sobre um tópico que você goste e domine o assunto e deixe a opção de monetização ativada. Não é necessário nem você mesmo aparecer, canais como Tastemade e Ideias Incríveis monetizam seus conteúdos apenas ensinando a fazer algo.

4 - PRODUTOS DIGITAIS

Com produtos digitais, você pode vender comunidades, softwares ou cursos on-line, como eu faço com o Venda Todo Santo Dia, que inclusive é um método que ensina a criar e vender produtos digitais.

Pessoalmente, acredito que seja a melhor opção para começar a ganhar dinheiro na internet, pois esses negócios não dependem da sua hora por serviço para se expandir. São práticos: não é necessário lidar com estoque, correios e logísticas. E possuem uma barreira de entrada baixa: você precisa ter uma boa ideia e saber como criar um produto digital.

Além disso, atualmente existem várias ferramentas que facilitam a hospedagem e distribuição, logo não é necessário ter uma grande infraestrutura no início, como um estúdio profissional, por exemplo. Com um celular e um bom microfone você consegue produzir um material de qualidade.

POR ONDE COMEÇAR?

Coisas boas acontecem no caminho de quem está no caminho, você escolhe o que combina melhor com suas ambições e suas preferências. A internet mudou completamente as regras do jogo para aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio: vivemos em um mundo mais transparente... com pessoas interconectadas a todo momento. Todo santo dia tem uma pessoa querendo comprar algo e todo santo dia você pode vender algo. Você só precisa de um método.