Como fazer networking e usá-lo a favor do seu negócio

Para ter uma boa rede, primeiro passo é criar relações sem esperar nada em troca

Ter novas ideias, trocar experiências e gerar oportunidades. As vantagens e a importância de fazer networking já são mais do que conhecidas pelos profissionais e empreendedores. Mas, na hora da prática, é comum sobrarem dúvidas de como criar conexões de verdade. Muitas pessoas também acabam errando ao deixar esse fator em segundo plano. "O networking é o principal ativo que um empreendedor pode ter", afirma Laís Macedo, CEO do grupo Lide Futuro.

Laís é uma das palestrantes do We Are Omie – organizado pela fintech Omie. No evento, que acontece no dia 8 de agosto na capital paulista, ela participa da trilha ‘Gestão Empresarial Transformadora’.

Para ela, a autenticidade é o fator mais importante quando se trata de fazer networking. Ainda assim, é possível (e necessário) ter algumas estratégias na hora de fazer conexões. Quanto mais desenvolvidas forem as relações, maiores as chances de darem bons frutos – sejam quais eles forem.

"A jornada empreendedora tem muitos caminhos. Quando sua rede é capaz de te ajudar a encurtar o caminho entre um ponto A e um ponto B, ela se torna seu maior ativo", diz.

Confira algumas dicas que ela dá para melhorar o seu networking:

Explore ambientes
Eventos costumam ser bons lugares para conhecer pessoas e fazer conexões. Embora plataformas online como o LinkedIn também sejam muito úteis, Laís destaca que é importante aproveitar o ambiente físico ao máximo. Isso inclui, também, saber ver oportunidades em momentos comuns do dia a dia. "É no ambiente offline que tudo acontece", diz.

Vá além da sua bolha
Em um local cheio de pessoas, pode ser natural buscar aquelas que pareçam ter algo em comum com você. Embora fazer isso não seja um problema, Laís destaca a importância de conhecer pessoas diferentes e que possam acrescentar com novas experiências ou pontos de vista. "Nos conectar só com nossos pares afunila as nossas redes. O mundo é plural e vale a pena aproveitar isso".

Seja seletivo
Se você quer criar relações realmente relevantes, sair distribuindo cartões sem qualquer critério não é a melhor forma. Nesse caso, segundo Laís, é preciso ter foco, entender o ambiente e saber com quem você quer se conectar. "Faça poucas, mas boas conexões", diz ela.

Treine sua memória
Imagine que você encontrou uma pessoa em um evento e se apresentou para ela. Em resposta ela diz que vocês, na verdade, já haviam se conhecido e conversado em outra ocasião. Situações constrangedoras como essa podem acontecer facilmente se você não memorizar o rosto e nome das pessoas com quem conversa. Por isso, Laís recomenda exercitar a memória e guardar informações sobre as pessoas. Vale, inclusive, anotar características marcantes sobre cada uma.

Desenvolva as relações
Conhecer ou ter muitas pessoas adicionadas no LinkedIn não é sinônimo de ter uma grande rede de networking. Segundo Laís, as relações se tornam realmente relevantes quando você está conectado às pessoas e tem liberdade para acessá-las. "Tratam-se daquelas pessoas que você sabe que pode recorrer quando precisar, seja para pedir um conselho ou para te apresentar a alguém."

Não espere nada em troca
Por mais que possam ser úteis em vários momentos, as conexões não devem ser feitas com o objetivo de ganhar alguma coisa. Segundo Laís, a auteticidade deve se sobrepor às expectativas. Vale lembrar que a relação também deve ser relevante para a outra pessoa. "Mesmo que em um primeiro momento não haja interesses, você tem e ganha a confiança."