A importância do propósito

Nunca se discutiu tanto sobre propósito como agora.Já foi o tempo que trabalho era sinônimo de sofrimento e sacrifício

Nunca se discutiu tanto sobre propósito como agora.

Já foi o tempo que trabalho era sinônimo de sofrimento e sacrifício.

Lembro de minha mãe falando que não se mistura problemas de trabalho com os problemas pessoais e vice versa. Eu sempre achei isso estranho, afinal de contas minha relação com o trabalho sempre foi de prazer. Como não misturar com a vida pessoal se era no final de semana que eu parava para escrever uma dinâmica que aplicaria em um treinamento durante a semana?

Recentemente a revista Exame fez uma matéria falando que a ciência mostra que enxergar significado no próprio trabalho torna as pessoas mais saudáveis e produtivas. Além de ser o caminho para uma vida plena e mais feliz.

A realidade é que 85% dos empregados não se sentem engajados no trabalho, segundo pesquisa da Gallup.

As empresas buscam entender o seu propósito, as pessoas buscam propósito para achar uma empresa ou trabalho ideal, mas de fato não é simples porque demanda autoconhecimento e respostas únicas.

É necessário olhar para dentro, definir o famoso ser, fazer e ter.

Uma vez, quando trabalha no RH de empresas, escrevi um procedimento chamado “conversa com o RH” justamente para entender as aspirações das pessoas e aproximar o propósito das pessoas do propósito da empresa. Lembro que quando eu fazia as perguntas: - Por que você trabalha aqui? Por que você escolheu esse trabalho? A maioria das pessoas respondiam algo relacionado a ter mais dinheiro, ter melhores condições de vida, ter mais experiência, entre outras variáveis do TER.

Poucas respostas envolviam SER ou FAZER alguma coisa.

Por isso o autoconhecimento é a chave do sucesso! Justamente porque conhecendo mais sobre você ficará mais fácil reconhecer o que de fato você quer ser ao invés de se adequar no que a maioria quer. É o que sempre falo de olhar para dentro primeiro.

Pensar em propósito vai te fazer entender o que você quer entregar para o mundo e isso tem total relação com o seu trabalho,

tem relação com o famoso trabalhar com propósito ou dentro do seu propósito.

Pesquisa Willis Watson sobre o futuro do trabalho mostra uma tendência para termos novas maneiras de trabalhar. Justamente para aproximar essas preferencias individuais e corporativas. Mas para isso é preciso coragem de olhar para dentro e definir o que tem relação com a sua essência.

Lembrando que nós somos um único ser, com os nossos critérios internos, que envolvem questões profissionais e pessoais.

Portanto, não existe divisão entre vida pessoal e trabalho.

Vou compartilhar algumas perguntas que trabalho com os meus clientes, para te ajudar a pensar sobre o seu propósito.

SER- Quem é você? Quais os seu diferenciais/talentos? O que você faz e as pessoas admiram?⠀

FAZER- O que você gosta de fazer? Quais as suas ações no dia a dia que comprovam os seus talentos?⠀

TER- Quais os seus objetivos? O que você quer alcançar? Que legado você que deixar?

Lembre-se que a gente acredita no que enxerga.

Então enxergue as suas ferramentas, preferências e o que você quer alcançar.

Vendo significado no que você faz será muito mais fácil romper a zona de conforto e trabalhar para um vida plena, lucrativa e feliz.